CONCERTOS

29/11/10

Como baixista, atravessei diversos períodos de fascínio desbragado por outros baixistas. Mais do que a música que faziam, interessava-me saber com quem tocavam, que discos tinham gravado, que material usavam, como se mexiam, o que vestiam, qual a evolução do seu penteado, como dormiam, com quem dormiam, o que comiam, quando como e porque tinham começado a tocar. Sem informação à distância de um clique, tentar saber tudo isto transformava-se num jogo em que quanto mais pormenores se sabiam mais pontos se marcavam em conversa entre pares. Paul McCartney, Brian Ritchie, Graham Maby, Flea, Jaco Pastorius e Kim Deal, foram alguns dos visados pela minha curiosidade furiosa.
Por vezes, este fascínio adolescente ainda me fulmina, sobretudo quando os dados são escassos ou estão por compilar. Sobre Joel Pina, viola-baixo, acompanhador de fado, noventa anos de idade e uma forma invejável, sei, por exemplo, que afina o baixo por quintas e que acompanhou Amália Rodrigues, mas rói-me não saber todos os instrumentos que utilizou durante sua longa carreira, e, sobretudo, quem os construiu e o que é feito deles (a começar pelo usado com o Quarteto de Guitarras de Martinho da Assunção, na foto — repare-se no fabuloso e insólito cravelhame).

17/11/10

O meu primeiro haiku:

não é só a luz
esta fronte escalvada
é já outono

(Certo, a calvície é-me um facto.)

09/11/10

O concerto em Lisboa, no dia 4 de Dezembro, é um dos concertos do terceiro Super Bock em Stock. Tocarei no Cabaret Maxime (mais informações aqui).Link
Depois dos concertos de lançamento, seguem-se as apresentações do disco nos fóruns Fnac aqui pelo norte: em Novembro, no dia 12, em Sta. Catarina às 18h e no GaiaShopping às 22h; no dia 21 no GuimarãeShopping, às 17h, e no dia 30 em Braga, às 22h; em Dezembro, no dia 12, no Mar Shopping às 17h.

06/11/10

Gostei muito do concerto da Rita Redshoes, ontem no Hard Club. Choose love, Hey Tom, The beginning song, Dream on girl soam como clássicos. Chegado a casa, e como a única guitarra que tenho estava já estivada para o concerto de hoje, dei por mim, possuído, a mal-amanhar redondilhas maiores em quintilhas.

03/11/10

A concorrente acertou, mas acho que foi ao calhas — encontrei o telefone no limite de conseguir registar o acontecimento e não prestei atenção a nada do que foi dito entretanto. Surpreendente seria a pergunta «Qual dos seguintes projectos musicais portugueses não inclui os músicos Nico Tricot e António Serginho?»